Na hora da escolha do buquê de noiva, fique atenta para o seu tipo físico, o estilo do vestido e o horário da cerimônia; dependendo da época, existe uma grande variedade de flores, use e abuse da criatividade, lembre-se, o buquê é um complemento do traje. Se você for baixa, não use um buquê muito comprido (castata longo), pois esconde os detalhes do seu vestido e achata a silhueta. Já as gordinhas devem evitar o modelo redondo muito cheio. casamentos realizados pela manhã ou a tarde, é aconselhável bouquê pequeno ou médio com flores do campo, copo de leite ou outra flor à sua escolha. À noite todos os formatos combinam, mas já é de costume usar um modelo com mais glamour (tramanhos maiores), com flores nobres, tipo redondo, braçada, ou cascata, que podem ser mais valorizados com pedrarias, strass, missangas, pérolas, etc. O branco e vermelho são tradicionais, mas buquês coloridos também estão em moda. O ideal é escolher o buquê somente depois que o vestido for definido, para ficar em perfeita harmonia com o visual da noiva.Buquê redondo: Varia entre 30 e 45 cm de diâmetro, tanto pode ser usando em cerimônia informal, como de grande glamour, tudo depende da escolha das flores, acabamento e tamanho. As gordinhas devem evitar esse modelo, pois aumenta ainda mais o volume.
Buquê cascata: Em foram de cascata, pode ser usado por noivas altas, não importa se magras ou gordinhas, mas deve ser evitado por baixinhas. De grande glamour, são mais usados em cerimônias noturnas.
Buquê braçada: Apoiado no braço, é um modelo de grande estilo, deve ser usado por noivas de porte equilibrado, mas principalmente com boa postura. Composto por flores de ramos longos, pode ser usado em casamentos diúrnos ou noturnos, dependendo do tipo de flor e acessórios.
Buquê Minimalista: Com uma única flor, usado em cerimônias mais simple, como casamento só no civil; pode ser uma orquídea, um lírio, uma tulipa, etc. Fica muito bem, acompanhado de um terço ou ramo de trigo.
Caso a noiva não queira se desfazer do buquê, encomende um modelo semelhante um pouco menor para seguir a tradição de jogá-lo as convidadas; algumas noiva costumam oferecer o buquê a mãe, a avó ou a alguma amiga querida. Outra opção seria contratar um serviço para desidratá-lo.
O Buquê deve ser levado jundo ao corpo não importa o modelo, o osso do pulso deve encostar no osso do quadril, isso fará com que fique bem firme e ninguém notará seu nervosismo na hora da entrada.
O Buquê não deve combinar com a decoração, ele é um acessório seu, tem que combinar com o seu vestido e expressar sua personalidade. Mas algumas noivas gostam tando de um tipo de flor que não coseguem imaginar um buquê diferente da decoração; mas não conflitem, existem maneiras de dar um toque diferente ao buquê para que ele tenha o destaque que merece.
Na hora de encomendar o buquê, leve uma foto do modelo desejado e se possível uma foto do vestido também, isso facilitará a florista e ela poderá dar grandes idéias.


























